Crypta

Fotooficial1

A Crypta é um quarteto brasileiro de Death Metal.

Por volta de maio de 2019, Luana Dametto e Fernanda Lira fundaram a Crypta, inicialmente com a intenção de que fosse apenas um projeto paralelo onde pudessem compor músicas no estilo death metal – diferente do que vinham fazendo em sua outra banda. Em junho daquele mesmo ano, a guitarrista holandesa Sonia Anubis (ex-Burning Witches, Cobra Spell) foi convidada a ingressar no projeto. Com uma formação provisória de trio, a banda começou a criar suas primeiras músicas.

Quase um ano depois, em abril de 2020, a guitarrista brasileira Tainá Bergamaschi foi adicionada ao line-up, consolidando a Crypta, finalmente como um quarteto. Nesse mesmo mês, Fernanda e Luana saíram da banda Nervosa, e a Crypta tornou-se o principal trabalho de ambas, e com isso a banda foi oficialmente apresentada ao público, no mês seguinte.

Pouco tempo depois, a Crypta assinou seu primeiro contrato com a gravadora Napalm Records, além de um contrato de booking com a Napalm Events. A partir daí, elas terminaram de escrever suas primeiras canções e logo iniciaram a pré-produção de seu álbum de estreia.

Em janeiro de 2021, elas se reuniram em São Paulo, Brasil, para gravar seu primeiro ‘full length’, no Family Mob Studio; “Echoes of the Soul” foi gravado em 3 semanas, por Otávio Rissato, com produção de Thiago Vakka (Fossilization, Jupiterian), mixagem por Arthur Rizk e masterização por Jens Bogren, no Fascination Street Studio. A arte da capa foi pintada por Wes Benscoter (Amorphis, Autopsy, Hypocrisy, Kreator, etc…).

Elas também aproveitaram o tempo no Brasil para gravar seu primeiro videoclipe; “From The Ashes”, que foi dirigido pelo cineasta brasileiro André Gustavo (Uncanny Filmes e 02 Filmes) e teve a cenografia assinada por Pepe Mendes. Além de “From The Ashes” – no dia 07 de abril – outros dois singles foram divulgados antes do lançamento do álbum; “Starvation ” foi lançado como um vídeo clipe com letra (lyric vídeo) no dia 11 de maio, e o último, sendo um vídeo clipe oficial e playthrough, da música “Dark Night of the Soul”.

O álbum de estreia, “Echoes of the Soul”, teve seu lançamento mundial em 11 de junho de 2021, pela gravadora Napalm Records. Ele também foi licenciado e lançado na mesma data, no Brasil e na Argentina pela Dynamo Records, na Rússia pela Soyuz Music e no Japão pela Ward Records.

Enquanto a banda se preparava para sua primeira turnê, Sonia Anubis decidiu deixar a banda para focar em seus outros projetos, em março de 2022. Para os shows já agendados a banda convocou a guitarrista brasileira Jessica Di Falchi. Entre maio e junho deste ano, a Crypta realizou uma turnê Latino-Americana que contou com 33 datas em 11 países e 17 estados brasileiros, sendo algumas delas ao lado das bandas NervoChaos, Krisiun e Belphegor. Entre os meses de julho e agosto – durante o verão europeu – elas fizeram 20 datas em 10 países, incluindo a participação em alguns dos principais festivais do continente, como Wacken Open Air (Alemanha), Extreme Obscene (República Tcheca), entre outros.

De volta ao Brasil, participam de alguns dos maiores festivais na América Latina, como o Rock in Rio, Primavera Sounds (Primavera na Cidade), Rock al Parque, dentre outros, além de outras datas importantes como 2 shows esgotados no circuito SESC, uma apresentação ao lado de Arch Enemy, Behemoth e Nervosa em São Paulo e mais 7 datas pelo México ao lado das bandas Krisiun e NervoChaos.

Até 2023, a banda planeja estender a turnê de “Echoes Of The Soul” para vários lugares que ainda não foram visitados, e já começa a confirmar alguns importantes eventos nesse período, como a participação na primeira edição do Summer Breeze Festival, que será realizada em São Paulo.

Em outubro de 2022, a guitarrista Jessica Di Falchi foi finalmente efetivada como membro oficial da Crypta, graças ao seu entrosamento durante as tours, e com essa formação, a banda se concentra em finalizar a composição de seu segundo disco, a ser lançado em 2023.

A Crypta é: Fernanda Lira (baixo e vocal), Tainá Bergamaschi (guitarra), Jessica Di Falchi
(guitarra) e Luana Dameto (bateria).

Para maiores informações:
www.cryptaofficial.com


TOP